Análise e Modelagem do Motor de Relutância Variável Monofásico Através da Utilização do Método dos Elementos Finitos

  • Thomas S. C. Terrana Universidade Federal do Paraná, Departamento de Engenharia Elétrica, Curitiba, PR
  • Juliana A. Malagoli Universidade Federal do Paraná, Programa de P[os-Graduac¸a~o em Engenharia Elétrica, Curitiba, PR
  • Adriel S. O. Candido Universidade Federal do Paraná, Programa de P[os-Graduac¸a~o em Engenharia Elétrica, Curitiba, PR
  • Daniel N. F. Sanches Universidade Federal do Paraná, Departamento de Engenharia Elétrica, Curitiba, PR
  • Eduardo Chiarello Universidade Federal do Paraná, Departamento de Engenharia Elétrica, Curitiba, PR
Keywords: Single-phase Switched Reluctance Motor, Finite Element Method, Computer Simulation, Copper Losses, Applications in Electrical Systems

Abstract

O motor de relutância variável possui uma construção simples, baixo custo de produção, tolerância a faltas, elevado conjugado de partida, robustez, ausência de ímãs ou enrolamentos no rotor. O presente trabalho tem por objetivo modelar o motor utilizando o método dos elementos finitos. Durante a modelagem dos aspectos construtivos do motor, são aplicadas as equações de dimensionamento com base em máquinas similares, assim como os cálculos das perdas no cobre. Neste contexto, na simulação computacional usou-se o software FEMM (Finite Element Method Magnetics), que permite a análise da densidade de fluxo magnético no entreferro sob as correntes de relevância e das perdas do cobre. Finalmente, os resultados alcançados são comparados aos cálculos analíticos demonstrando a eficácia dos métodos aplicados.
Published
2021-10-20
Section
Articles