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Volume 12 number 2

Pages: 118-130


Regulação robusta de tráfego em linhas de metrô

Silvino S. Corrêa*, Basílio E. A. Milani**

    *UFMT - FTEN - DEE
    Av. Fernando Correa da Costa, S/N.
    78060 - 900 Cuiabá MT, Brasil.
    sscorrea@yahoo.com

    **DT - FEEC - UNICAMP
    C.P. 6101, 13081-970, Campinas, SP, Brasil
    basilio@dt.fee.unicamp.br
Resumo: 
Este artigo trata do problema de regulação robusta de tráfego em linhas de metrô, considerando de forma explícita as incertezas do modelo de tráfego e as limitações sobre suas variáveis de estado e controle. É assumido que os limites sobre as variáveis do modelo são definidos por poliedros convexos fechados simétricos e o domínio dos parâmetros incertos definido pelos pontos extremos de um poliedro convexo compacto. Para solução do problema de regulação, são propostas duas abordagens: Regulação Robusta com Restrições, que fornece uma lei de controle linear invariante no tempo e Regulação Ótima Minimax com Restrições, que fornece uma lei de controle não linear calculada em tempo real. Em ambos os casos, explorando propriedades estruturais do modelo de tráfego, é mostrado que a lei de controle tem a forma de realimentação de estados com estrutura bi-diagonal, sendo facilmente obtida da solução de pequenos problemas de programação linear. Os resultados obtidos são aplicáveis às linhas de metrô atuais.
Palavras Chave:
  
Abstract:  Robust traffic regulation of metro lines
This paper is concerned with the problem of robust traffic regulation of metro lines, considering explicitly the traffic model uncertainties and limits on its variables. It is assumed that limits on model variables are defined by symmetrical convex closed polyhedra and that uncertain parameters domain is defined by the extreme points of a convex compact polyhedron. Two approaches are proposed for solution of the regulation problem: Robust Constrained Regulation giving a linear time-invariant control law and Constrained Minimax Optimal Regulation giving a nonlinear control law computed in real-time. In both cases, exploring structural properties of traffic model, it is showed that the control law has a state feedback form with bi-diagonal structure, being easily obtained solving small linear programming problems. The results are applicable to nowadays metro lines.
Keywords:

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