Informações aos Autores

 
 

I- Diretrizes de Revisão de Trabalhos

Recomendações para a seleção e revisão de trabalhos para apresentação em eventos e publicação em periódicos da SBA:

i)  A aceitação ou rejeição de qualquer trabalho deve ser baseada em pareceres adequadamente redigidos por pelo menos dois revisores tecnicamente qualificados.

ii) O trabalho que exceda o número máximo de páginas estabelecido ou que esteja fora da formatação do evento ou periódico será rejeitado sem que seja revisado. Sempre que possível, os autores devem ser contactados para que reenviem seu trabalho na formatação recomendada.

iii) Deve-se evitar o uso de cópia de texto ou figura, ainda que parcial. O uso de cópia implicará a rejeição do trabalho, a menos que haja autorização explícita dos autores ou do detentor de direito de reprodução para seu uso no evento ou periódico. O revisor que detectar o uso de cópia não autorizada deverá indicar claramente a fonte de onde foi extraída.

iv)  A revisão de trabalhos  deverá ser do tipo "single blind", ou seja, os revisores devem permanecer anônimos para os autores, mas os nomes dos autores devem ser conhecidos pelos revisores desde o início do processo de revisão. 

v)  Os autores de um trabalho submetido para um evento da SBA poderão indicar uma das seguintes categorias: Graduação, Mestrado, Doutorado ou Pesquisa Independente. O contexto em que o trabalho foi realizado poderá ser levado em conta na revisão do trabalho e na premiação dos seus autores .

vi) Os Editores e Editores associados devem emitir parecer e não apenas enviar os comentários dos revisores ad hocs.

vii)  Ao final de cada ciclo de revisão de trabalhos, todos os revisores devem ter acesso a uma cópia da carta (e-mail) com o resultado comunicado aos autores. Essa carta deve incluir os comentários de todos os revisores e o parecer dos Editores sobre o trabalho. Tem-se em vista aumentar a transparência, a qualidade e a justiça do processo de revisão e seleção de trabalhos.

viii) O Comitê Científico de um determinado evento poderá sugerir o tempo que um revisor experiente deveria investir na revisão de cada trabalho.

II- Templates para Congressos e Simpósios

Overleaf

LateX 

Word