Anais de Congressos e Simpósios

 
 

Os encontros científicos estimulam a produção acadêmica e geram publicações conhecidas por “anais”, ou "proceedings", em inglês, que visam a disseminação dos trabalhos apresentados. Na Biblioteconomia, os anais enquadram-se na categoria de “literatura cinzenta” ou “grey literature”, termo surgido entre os bibliotecários britânicos, a partir de 1991, e composta por publicações não convencionais de anais de encontros científicos, relatórios técnicos, teses e dissertações e documentos governamentais.
 
Os anais passam a ter validade científica ao serem identificados pelo código International Standard Serial Number - ISSN, de catalogação internacional de periódicos: jornais, revistas e trabalhos científicos. Também, podem apresentar um segundo e opcional código, Digital Object Identifier - DOI, Identificador de Objeto Digital, que confere link permanente ao arquivo digital.

 
 

Como acessar os Anais dos eventos SBA

De consulta livre e pública em http://ojs.sba.org.br, os anais de eventos organizados pela Sociedade Brasileira de Automática - SBA, abrangem o Congresso Brasileiro de Automática – CBA, o Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente – SBAI e, a partir 2019, do Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos – SBSE, que confiou à SBA suas futuras publicações.

NOTA: Arquivos armazenados em outros plataformas ou sites estão sujeitos a sofrer alterações de ordenação, nomeação ou regras de acesso. Caso observe uma dessas irregularidades, solicitamos a você o favor de informar a SBA. [Contato]

 

Congresso Brasileiro de Automática – CBA
Periodicidade: bienal
1a edição: 1976

Anais: http://ojs.sba.org.br

O CBA tem sido congresso itinerante pelo país que tem registrado a participação crescente de profissionais atuantes na área, vindos de várias regiões do Brasil, bem como de outros países. O evento tem sido realizado em cidades-sede como São Paulo SP, Florianópolis SC, Rio de Janeiro RJ, Campinas SP, Campina Grande PB, Belo Horizonte MG, São José dos Campos SP, Belém PA e Vitória ES.

 

 

Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente – SBAI
Periodicidade: bienal 
1a edição: 1993

Anais: http://ojs.sba.org.br 

Principal evento científico em automação inteligente da América Latina, o SBAI reúne pesquisadores das áreas de robótica, automação, otimização, instrumentação, dentre outras, que utilizam técnicas de inteligência artificial e de áreas afins. O simpósio tem sua organização científica ancorada em todos os aspectos de Sistemas e Automação Inteligentes. São igualmente desejáveis trabalhos com contribuição teórica de inteligência artificial às áreas de Automação e de Sistemas assim como trabalhos com aplicações e desenvolvimento que tratem de problemas de interesse do mundo real.

 

Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos – SBSE
Periodicidade: bienal
1a edição: 2006

Anais: http://ojs.sba.org.br 

De caráter científico, técnico e industrial, consolidando-se a cada edição como importante evento na área de Sistemas Elétricos, em 2019 o evento apontou a SBA como parceira estratégica e responsável pela realização do simpósio. O SBSE conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência – SOBRAEP, do Instituto de Estudos e Gestão Energética – INERGE, Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCTs – de Energia Elétrica e participação ativa de equipes de pós-graduações em Engenharia Elétrica e Energia de diversas universidades brasileiras

 
 


Anais de Congressos e Simpósios anteriores

Confira aqui todos anais de congressos e simpósios anteriores