Quem Somos

 
 

A Sociedade Brasileira de Automática – SBA é pessoa jurídica de direito privado, organizada sob a forma de associação civil, sem finalidade lucrativa e constituída como sociedade científica de âmbito nacional, cujo objetivo primordial é promover a ciência e a tecnologia de controle automático e suas aplicações em sentido amplo.

Foi fundada em 1975 para atender a necessidade de intercâmbio entre os especialistas brasileiros, atuantes na área de Automação e Controle, e entre esses e seus pares internacionais representados pela International Federation of Automatic Control – IFAC.

Na representação institucional, a SBA é National Member Organization – NMO do IFAC no Brasil, o que a coloca como a organizadora de congressos, workshops e eventos de caráter nacional, além de parceira na organização e realizações de eventos latinoamericanos. 

Exerce atividades em pesquisa e desenvolvimento de teoria ou aplicações de controles em áreas diversas. A atuação do SBA tem se dado em áreas como:

  • Aplicações a Telecomunicações
  • Controle de Processos
  • Educação em Sistemas de Controle
  • Eletrônica de Potência
  • Engenharia Biomédica
  • Informática Industrial
  • Inteligência Artificial e Sistemas Especialistas
  • Robótica
  • Sistemas Elétricos de Potência
  • Sistemas Nebulosos e Redes Neuronais
  • Teoria de Controle
 
 

Atuação

Dentre a organização, promoção, divulgação de eventos e publicações de caráter científico realizadas pela SBA destacam-se:

Congresso Brasileiro de Automática – CBA
Periodicidade: bienal
1a edição: 1976
Anais: clique para conferir

O CBA tem sido congresso itinerante pelo país que tem registrado a participação crescente de profissionais atuantes na área, vindos de várias regiões do Brasil, bem como de outros países. O evento tem sido realizado em cidades-sede como São Paulo SP, Florianópolis SC, Rio de Janeiro RJ, Campinas SP, Campina Grande PB, Belo Horizonte MG, São José dos Campos SP, Belém PA e Vitória ES.

Simpósio Brasileiro de Automação Inteligente – SBAI
Periodicidade: bienal
1a edição: 1993
Anais: clique para conferir

Principal evento científico em automação inteligente da América Latina, o SBAI reúne pesquisadores das áreas de robótica, automação, otimização, instrumentação, dentre outras, que utilizam técnicas de inteligência artificial e de áreas afins. O simpósio tem sua organização científica ancorada em todos os aspectos de Sistemas e Automação Inteligentes. São igualmente desejáveis trabalhos com contribuição teórica de inteligência artificial às áreas de Automação e de Sistemas assim como trabalhos com aplicações e desenvolvimento que tratem de problemas de interesse do mundo real.

Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos – SBSE
Periodicidade: bienal
1a edição: 2006
Anais: clique para conferir

De caráter científico, técnico e industrial, consolidando-se a cada edição como importante evento na área de Sistemas Elétricos, em 2019 o evento apontou a SBA como parceira estratégica e responsável pela realização do simpósio. O SBSE conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Eletrônica de Potência – SOBRAEP, do Instituto de Estudos e Gestão Energética – INERGE, Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCTs – de Energia Elétrica e participação ativa de equipes de pós-graduações em Engenharia Elétrica e Energia de diversas universidades brasileiras.

Apoio a outros eventos, como por exemplo, o Congresso Brasileiro de Sistemas Fuzzy – CBSF e a Conferência Brasileira de Dinâmica, Controle e Aplicações – DINCON, entre outros eventos. 

Publicações da SBA

  • Journal of Control, Automation and Electrical Systems
  • Anais dos eventos científicos
 
 

Missão, Visão, Valores e História

Professor Celso P. Bottura (UNICAMP) e Professor Edison Roberto Silva (UFCG)

 

 
 

Missão
Promover o intercâmbio entre especialistas atuantes na área de Automação e Controle com seus pares nacionais e internacionais.

Visão
Divulgar a ciência e a tecnologia de controle automático e suas aplicações, em sentido amplo, através do relacionamento com a International Federation of Automatic Control – IFAC, da qual a SBA é organização membro nacional.

Valores
Organizar eventos e publicações de caráter científico, junto à sociedades co-irmãs do Chile, Argentina, México, Cuba e Venezuela os Congressos Latinoamericanos de Automática.

Exercer atividades em áreas do conhecimento que comportem a pesquisa e o desenvolvimento de teoria ou aplicações de controle automático, e de processos em sistemas físicos, biológicos, sociais ou econômicos.

 
 

História

O campo de conhecimento em Controle Automático no Brasil iniciou-se na década de 50, século XX. Em 1953, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA – foi a primeira instituição educacional brasileira a oferecer o curso de Controle Automático, ministrado pelo professor americano Edward W. Kimbark, PhD pelo Massachussets Institute of Technology – MIT – e primeiro diretor da Engenharia Eletrônica do ITA.

Em 1957, o professor Luiz Valente Boffi organizou o primeiro grupo para educação e pesquisa em Controle Automático do Brasil, no Departamento de Engenharia Eletrônica do ITA. Posteriormente, na Escola Politécnica da USP, os primeiros cursos de controle automático foram lecionados em 1970, pelos professores Plínio B. L. Castrucci e Luis A. G. C. de Barros Barreto.

Também em 1970, foi lecionado o primeiro curso de controle automático na Unicamp, pelo professor Manoel Sobral, que foi o primeiro diretor da então Faculdade de Engenharia de Campinas, da Unicamp, e foi também o primeiro a criar um Departamento de Automação em uma universidade brasileira.

Na Universidade do Brasil, em 1963, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, foi criada a Coordenação dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia – COPPE.

Os primeiros programas de pós-graduação no Brasil surgiram principalmente a partir da década de 70, como na Pontifícia Universidade Católica – PUC, na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, entre outras universidades.

Esses programas contribuíram para a ascensão da área de automática na medida em que impulsionaram a produção de pesquisas e obtenção de recursos financeiros, a organização de congressos e revistas científicas, a criação de programas de doutorado e de sociedades científicas.

As principais sociedades científicas surgiram no cenário brasileiro a partir da década de 70. As primeiras sociedades foram:

  • Associação Brasileira de Ciências Mecânicas – ABCM, fundada em 1975
  • Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional – SBMAC, fundada em 1978
  • Sociedade Brasileira de Computação – SBC, fundada em 1978
 
 

Em janeiro de 1975, o professor Celso Pascoli Bottura – Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP – e o professor Plínio B. L. Castrucci – Departamento de Engenharia de Eletricidade da Poli-USP – consideraram que a palavra AUTOMÁTICA seria a adequada para descrever, em português, a ciência e a engenharia de Controle e Automação, e então decidiram criar a Sociedade Brasileira de Automática – SBA.

Em 5 de junho de 1975, ocorreu a Assembleia de Fundação da SBA em São Paulo, na Poli-USP. A SBA foi criada como uma sociedade científica de âmbito nacional, com o objetivo primordial de promover a ciência e a tecnologia de controle automático no seu mais amplo sentido, em todos os sistemas, sejam eles físicos, biológicos, sociais, econômicos, no Brasil e para ser um foro importante para pesquisadores, estudantes e profissionais trabalhando nos vários campos de Automação e Controle. A SBA foi criada para ser “the National Member Organization – NMO of IFAC” para o Brasil.

 
 

Bibliografia consultada

OLIVEIRA, Vilma; AGUIRRE, Luis A.; CARVALHO, Lilian K.  - Celebrating 45 Years of the Brazilian Society of Automatics. Journal of Control, Automation and Electrical Systems (2022) 33:2-7

BOTTURA, Celso Pascoli.
Memórias e reflexões de um professor brasileiro de controle de sistemas dinâmicos. TEMA Tend. Mat. Apl. Comput, São Carlos, SP, v. 14, nº. 1, p. 23-42, jan./abr. 2013. Disponível em: acesso em 28 ago. 2013

CASTRUCCI, Plínio de Lauro; KASZKUREWICZ, Eugenius.
Os 25 Anos da Sociedade Brasileira de Automática. Revista Controle & Automação, Campinas, SP, v. 13, n.1. p. 1-5, jan./abr. 2002. Disponível em: Acesso em 28 ago. 2013

LIMA, Walter Celso de.
10 Anos de Produção Científica em Automação no Brasil. Revista Controle & Automação, Campinas, SP, v. 1, n.1. p. 3-10, jan. 1987. Disponível em: acesso em 28 ago. 2013.